Buscapé

quarta-feira, abril 17, 2013

Alegre

A 196 quilômetros de Vitória, o município de Alegre está localizado entre serras e quedas d'água. É carinhosamente chamado de "Cidade Jardim". Suas principais atrações são a Cachoeira da Fumaça, e o Festival de Música, que atrai milhares de pessoas todos os anos. Devido à sua proximidade com  o Parque Nacional do Caparaó, conhecido nacionalmente por abrigar o Pico da Bandeira (2.891,98 metros), Alegre é também um dos 14 municípios integrantes do chamado Entorno do Caparaó.


o principal cartão postal da cidade e a cachoeira da fumaça que fica localizada no parque estadual administrado pela secretaria do estado do es,existem trilhas demarcadas de fácil acesso onde os turistas podem ver paisagens exuberantes cercada de cascatas e corredeiras,cercadas de vegetaçao nativa e pedras.


Festival de Música de Alegre

O Festival de Alegre surgiu como uma festa universitária em 1980 com os objetivos de divulgar a Música Popular e revelar novos nomes para o cenário nacional, tanto de compositores como de intérpretes. Na década de 90, o evento tomou outras proporções com o aumento significativo da divulgação, o que explica o sucesso de inscrições e de público a cada ano.
Em 2005, o Festival emplacou seu recorde ao receber 1.880 músicas para a pré-classificação, 57% a mais que no ano anterior, incluindo inscrições de outros países. Nos últimos 5 anos, mais de 6.000 músicas foram inscritas. A estimativa para este ano é um crescimento de 10% a 15%.
O sucesso no aumento do número de inscrições também é extensivo ao público que circula por Alegre durante o evento. Na década passada, o município recebia 10 mil visitantes durante o Festival. No ano 2000 esse número subiu para 100 mil visitantes, e para 2006 eram esperados 150 mil espectadores. O Festival oferece uma das maiores premiações do Brasil.
Atualmente, o evento acontece no Centro de Lazer Geraldo Santos, uma área que possui mais de 30.000 m². O local abriga uma completa infra-estrutura de palco, sonorização, iluminação, camarote, praça de alimentação, arquibancadas e banheiros químicos, além de postos de atendimento médico e policial.
Além do evento em si também acontece o "Rock da Tarde" e o "Tarde Folia". "Rock" é a gíria capixaba para "festa", "balada", e é por isso (e não pelo gênero musical) que o "Rock da Tarde" recebe esse nome. O evento ocorre durante todas as tardes da época do festival na cidade, sendo comandado normalmente pelo palco onde ocorrem as disputas das músicas do festival (com bandas de todo o país e até de fora do país), e também pela "Casa da Jovem Pan" e por carros de som em todas as ruas. Já o "Tarde Folia" é uma micareta fechada com trio elétrico, e acontece em apenas um dos dias do festival.

A UFES em Alegre

Inicialmente o campus abrigava apenas o curso de agronomia. A partir do ano 2000 iniciou-se no centro, antes chamado de Centro Agropecuário da UFES (CAUFES), um processo de expansão e atualmente o campus possui 17 cursos de graduação, 3 de mestrado e um de doutorado. Os cursos de graduação são: agronomia, ciência da computação, ciências biológicas (bacharelado), ciências biológicas (licenciatura), engenharia de alimentos, engenharia florestal, engenharia madeireira, engenharia química, farmácia, física (licenciatura), geologia, matemática (licenciatura), medicina veterinária, nutrição, química (licenciatura), sistemas de informação e zootecnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário